Você sabe qual é a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo?
Antes de tudo é preciso entender que o vegetarianismo se refere à alimentação à base de vegetais – ou seja, sem carne ou produtos de origem animal, já o veganismo vai além da dieta. Ser vegano significa que você não consome nada de origem animal nem na alimentação nem em outros aspectos, como vestuário e produtos de beleza. Existem algumas categorias de vegetarianismo e as principais são:
1 – Ovolactovegetariano: são as pessoas que optam por não comer nenhum tipo de carne, mas ainda consome alimentos derivados de animais – como ovos e laticínios.
2 – Lactovegetariano: aqueles que, além de não consumirem carne, eliminam o ovo da dieta. E isso inclui os alimentos que usam ovos na preparação, como alguns tipos de massa.
3 – Vegetariano estrito: além das carnes e ovos, os vegetarianos estritos não consomem nenhum produto de origem animal na sua alimentação, como os laticínios, mel ou queijos.
4 – Vegano: o veganismo vai além da alimentação. Então, além de não comer carne e nenhum produto de origem animal, os veganos não utilizam cosméticos testados em animais, roupas e sapatos de pele, nem frequentam parques ou atrações que utilizam animais em seus espetáculos.
E então, você já sabia de tudo isso? Sabia de todas essas diferenças entre as dietas vegetarianas e veganas? Para quem pensa em parar ou pelo menos reduzir um pouco o consumo de produtos de origem animal, entender melhor o que significa cada uma dessas dietas pode ser o primeiro passo para uma mudança. Não precisa radicalizar e parar de comer carne de um dia para o outro. O importante é ter uma alimentação saudável, consciente e fazer uma transição gradual para a dieta plant-based.
Vamos começar essa mudança?